data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
A edição 2019 do Ranking Universitário Folha (RUF) aponta a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como a 21ª do Brasil e a 2ª melhor pública do Estado. Já na categoria Ensino, a instituição aparece na 15ª colocação. No total, foram avaliadas 197 instituições de Ensino Superior do país.
UFSM disponibiliza formulário para coletar demandas da cidade
O RUF avalia instituições brasileiras, públicas e privadas, e leva em conta cinco indicadores, com pesos distintos: pesquisa (42% do total da nota), ensino (32%) mercado (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%).
A UFSM também conta com quatro cursos entre os melhores do Brasil: Agronomia (5º), Medicina Veterinária (6º), Zootecnia (6º) e Engenharia Sanitária e Ambiental (10º).
Outro dado destacado pelo ranking é que mais da metade das 63 universidades federais do país situam-se entre as 50 melhores do levantamento. Para o vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, a classificação da universidade posiciona a instituição como uma referência no sul do país, reafirmando sua importância na formação de profissionais melhor qualificados.
UFSM publica recomendações para racionamento de energia nos campi
A UFSM também se destaca na área da pesquisa. Nesse quesito, ocupa a 18ª posição em todo o país. No indicador inovação, a instituição ficou na 39ª colocação. Já nas áreas internacionalização e mercado, obteve a 43ª e a 56ª posições na lista, respectivamente.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do ranking são coletados em bases de periódicos científicos, patentes, Censo da Educação Superior, Enade, agências de fomento à ciência e em pesquisas de opinião do Datafolha.
TOPO DA LISTADuas instituições de ensino de São Paulo estão no topo do ranking. A Universidade de São Paulo (USP) aparece na primeira colocação, seguida da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na segunda posição.
A instituição de ensino gaúcha melhor posicionada é a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na quinta colocação.